Rio de Janeiro, 07/03/08
Num canto da rua Alice
[email protected]
Um dos lugares que me encantam em Laranjeiras é o restaurante Canto D'Alice. Ele fica, como o próprio nome sugere, na rua Alice, mais para o início, antes da curva, antes da Casa Rosa... Para quem vem da rua das Laranjeiras e entra na rua Alice, é um pulo.
Instalado em um casarão, construído no início do século XIX, o lugar é um presente para quem aprecia um ambiente refinado, tranquilo - entenda-se com isso, sem filas de espera na porta - e com um cardápio que passa longe do lugar comum.
A casa ficou um tempo alternando seus dias com buffet a quilo e as noites entre rodízios de crepes e batidão dance no último andar. Inicialmente, quando lá estive, a programação era menos agitada, mas certamente mais agradável. A boa nova para os saudosistas como eu, é a seguinte: há aproximadamente duas semanas, o lugar foi reinaugurado, contemplando o estilo sofisticado e tranqüilo, uma combinação perfeita para desfrutar da arquitetura do local e o cardápio dos deuses.
Aceitando o convite da Isabel Vidal, lá fui eu conferir as novidades. Admito que não fiquei até o final do jantar, oferecido pela chef e proprietária da casa, Izabel Serra. Entretanto, até quando o sono me permitiu ficar, degustei com alegria, os petiscos, chamados de mini-degustação. O meu preferido foi o de pão de queijo com tomate confit e uma folhinha de manjericão. De início eu acreditava ser tomate seco, mas a Izabel explicou que ele seria um estágio antes do tomate seco, ou seja, praticamente um primo dele. Não resisiti e no final de semana, me arrisquei a reproduzí-lo em casa. Não usei o tomate confit, mas o tomate seco mesmo, que era o que eu tinha na geladeira. Apesar da troca, o sabor se manteve. A combinação é quase um Romeu e Julieta. E eu fiquei me perguntando: "Como é que eu não pensei nisso antes?!"
Bom, me serviu de consolo, pensar num outro petisco: enquanto descascava cenoura e comia quase todas as azeitonas que iriam para a salada, percebi que o adocicado da cenoura com a azeitona era uma dupla dinâmica. Eis então o resultado da "alquimia".
Petisco de Pão de Queijo com Tomate Confit e
Manjericão
Ingredientes:
1 pacote de pão de queijo (entre 400g e 500g)
300 gramas de tomate seco
folhas de manjericão
Montagem:
Depois de assados, faça um corte no meio dos pães de queijo, mas sem separar as metades. Corte um pedaço do tomate seco, suficiente para preencher o pão de queijo. Enfeite com uma folha de manjericão.
Petisco de Pão de Queijo com Cenoura e
Azeitona Verde
Ingredientes:
1 pacote de pão de queijo (entre 400g e 500g)
2 cenouras médias, raladas ao comprido
300 gramas de azeitonas verdes s/ caroço
Montagem:
Asse a massa dos pães de queijo, corte-os ao meio, sem separar as metades. Disponha as tirinhas de cenura com as azeitonas.
Agora chame os amigos, vá para a cozinha e se tudo o mais falhar, você tem o Canto d'Alice, logo ali.
Divirta-se e até a próxima semana!
Hilda