Rio de Janeiro, 11/04/08
Entre Suspeitas e Receitas: Torta Especial de Maçã
[email protected]
Cá estou "em baixa" novamente.
Sob suspeita de ter sido uma das 79.000 contempladas com a picada do mosquito da Dengue, estou de molho, aguardando o resultado do exame, com a contagem das plaquetas.
Mas falemos de amenidades, pois da epidemia muito se falou e pouco se fez. Nos restando rezar para estarmos longe da mira do mosquito, ou caso ocorra o contrário, que as conseqüências sejam as mínimas possíveis.
E o que fazer numa situação assim?! O médico me mandou ficar em casa e descansar. Como sou "incansável" (aqui a pilha é Duracel), do trabalho pedi que enviassem alguns arquivos por e-mail e cá estou diante do PC.
Admito que para ir a cozinha não rolou muito estímulo, mas trago na manga uma receita que fiz há duas semanas: Torta Especial de Maçã. A inspiração para fazê-la surgiu do meu desejo de aproveitar a polpa das maçãs, descartadas pela centrífuga, após o suco ficar pronto e da vontade de agraciar alguém muito querido com uma guloseima.
Então vamos lá... Como a receita se deu num momento praticamente "Chico Xavier" e estou meio zonza por conta da febre, perdoem se houver algum equívoco.
Torta Especial de Maçã
Ingredientes:
Polpa e suco de 6 maçãs com casca, passadas pela centrífuga
1 xícara de farinha de arroz (encontrada em lojas de produtos naturais)
3 ovos inteiros
1 colher de sopa de manteiga
100 gramas de passas escuras
100 gramas de castanha de caju trituradas
canela em pó, ao gosto do freguês (usei bastante)
2 colheres de sopa de mel de abelhas
Modo de Preparo:
Bata os ovos com o mel e a manteiga.
Acrescente a farinha de arroz, as passas, a castanha e a canela em pó. Em seguida a polpa e o suco da maçã.
Unte uma forma com mel e canela e assente nela a mistura. Leve ao forno quente por 35 minutos em média. Antes, porém, enfeite com fatias finíssimas de maçã.
Bom apetite e até a próxima semana!
Hilda