Rio de Janeiro, 12/09/08
O suco que virou moda
[email protected]
Desde que o Globo Repórter foi ao ar, falando dentre outros assuntos, sobre um tal "suco verde", muita gente veio me perguntar como prepará-lo. Explico como faço o meu, mas há de se lembrar que a proposta vai bem mais além do que se tem apregoado por aí. Conheci o trabalho da professora Ana Branco, em 2001. Como o programa mostrou, no Brasil ela é a pesquisadora mais antiga das sementes germinadas. O trabalho desenvolvido por ela e o grupo que pesquisa e convive com o Biochip, pode ser conhecido através do site da designer:
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/home.html
Para mim não foi novidade ver o interesse das pessoas sobre o assunto. Além de muito saboroso, a bebida pode ser uma aliada para quem busca pela saúde. Mas é preciso ter cuidado para não confundir alhos com bugalhos e acabar na onda dos que tomam o suco porque virou moda. Os estudos nesta área são interessantes e merecem a difusão.
Abaixo, compartilho com vocês o link com as orientações de preparo do suco da luz do sol.
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/
biochip_suco.html
Suco de luz do sol
Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais. Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis: couve, chicórea, hortelâ, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida. E se delicie com a força da energia vital!
Como germinar grãos:
- Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
- Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
- Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
- Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
- Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Sugestões de sementes:
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc.
Fonte: "Você sabe se alimentar?"; Dr. Soleil, Ed. Paulus