Rio de Janeiro, 12/12/08
Como ficar rico em 2009
[email protected]
"Mais um ano vai, outro ano vem...", diz a música de comercial de TV. Com 2008 se despedindo e 2009 batendo à porta, renovam-se os ânimos para colocar em prática os sonhos nossos de cada dia, tirar da gaveta antigos projetos e ir em busca de novos objetivos.
Com tantas aspirações pairando no ar, quem não se sente tentado a contar com as simpatias, orações e variados rituais de final/começo de ano?
Crenças místicas à parte, conheci um método concreto capaz de deixar o mais simples dos mortais, "bem de vida". Considerando claro, o conceito "bem de vida", a partir das expectativas desta que aqui escreve.
Pois bem, tive o privilégio de participar da platéia do curso "Aproveitamento Integral dos Alimentos". O projeto é uma iniciativa do SESI, dentro do programa "Cozinha Brasil" (ou "Alimente-se Bem" para os paulistas e telespectadores do canal Futura). Foram quatro dias de curso, realizado em parceria com a Recicloteca, um centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente, localizado na rua Paissandu, em Laranjeiras.
O trabalho realizado pela Recicloteca é incrível e dentro em breve, pretendo abordá-lo aqui na coluna.
Mas falemos do curso: capitaneando um grupo de ávidos ouvintes, estava a simpática e competentíssima, Priscila Senra.
E na finalização dos quitutes, dando seu toque especial, o Reginaldo. O resultado das receitas, produzidas passo-a-passo durante as aulas, foi tão bom que ao final do curso queríamos levar o Reginaldo para casa.
A abordagem da Priscila para nos fazer comprender as informações nutricionais, passaram longe das tradicionais listas de alimentos e respectivas substituições, geralmente recebidas em consultas com nutricionistas. A criatividade para transformar situações cotidianas em exemplos ilustrativos, um deles, certamente convence e conduz a ingestão freqüente de água, sem o peso da obrigação.
E de onde eu tirei essa história de "como ficar rico" com este curso? Pensem comigo, se você tem uma alimentação saudável, entenda-se com isso variada e colorida, dificilmente vai ficar doente. Daí vem a economia com a farmácia e os planos de saúde. E da possibilidade de aproveitar integralmente os alimentos, a economia no supermercado. Considerando estes dois itens (alimentação e saúde) como responsáveis por grande percentual de gastos no orçamento mensal, prepare-se para ficar rico... nutricional e financeiramente falando.
Para os que torcem o nariz, só de pensar em aproveitar cascas e sementes, atentem para o fato que muitos de nós, já fazemos isso.
Afinal, a castanha de cajú tão adorada como petisco, nada mais é que a semente que dá origem a fruta.
Então, preconceitos à parte (aliás enterrados e sepultados, pois ninguém precisa deles), permita-se iniciar esta experiência pelo delicioso bolo com cascas de banana.
Bolo de Casca de Banana
Ingredientes:
Para a massa
4 cascas de banana
2 ovos inteiros
2 xícaras de chá de leite
100 ml de óleo (canola, girassol ou soja)
3 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de rosca
1 colher de sopa de fermento em pó
Para a cobertura
1/2 xícara de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara de chá de água
4 bananas
1/2 limão
Modo de Preparo:
Antes de remover do cacho, lave a penca inteira de bananas, com auxílio de uma escovinha ou esponja, deixando depois em solução de hipoclorito de sódio. Retire 4 bananas e separe as cascas para fazer a massa. Corte em pequenos pedaços e reserve. Bata no liqüidificar as gemas, o leite, o óleo, o açúcar e as cascas em pedaços. Despeje esta mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de rosca e mexa bem.
Por fim, cuidadosamente, acrescente as claras em neve e o fermento, para levar "ar" a massa e dar leveza.
Disponha em uma assadeira untada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.
Para a cobertura, derreta o açúcar, até ficar dourado. Acrescente a água, fazendo um caramelo.
Depois de pronto, desenforme o bolo, corte em fatias e enfeite com rodelas de bananas e o suco de limão.
Cubra com a calda, ainda quente.
Sirva a seguir e delicie-se.