Rio de Janeiro, 15/06/07
Cuscuz À Moda de Taperoá
E viva Ariano Suassuna e a cultura popular!
Hilda Armstrong
[email protected]
Amanhã dia 16/06, o escritor, poeta e dramaturgo (para citar apenas 3 das suas habilidades), Ariano Suassuna, completa 80 anos.
A data está sendo festejada em várias partes do país. Alguns privilegiados tem a oportunidade de contar com a presença do mestre durante as comemorações, como foi o caso da belíssima "aula-espetáculo", proferida no domingo passado, no Theatro Municiapal do Rio de Janeiro.
Há pelo menos 1 mês, venho participando de uma verdadeira "Maratona Ariano Suassuna". A programação na cidade está repleta de aulas-espetáculos, shows musicais, lançamentos de livros, cantorias, oficinas, exibição de filmes, exposições e uma microssérie para a TV.
Coisa para, quase, tirar o fôlego! Mas para garantir a energia e mergulhar no universo Armorial-Ariano Suassuna, nada melhor que uma receita tipicamente nordestina: Cuscuz À Moda de Taperoá. Reminiscências da minha mãe, filha de Taperoá - cidade do sertão paraibano, a primeira a me falar sobre as histórias sobre Ariano.
Para quem está pensando em desistir da receita, por imaginar ser dificil encontrar os ingredientes, uma sugestão: basta dar uma volta, pelas feiras livres do bairro que você vai encontrar o autêntico queijo coalho e a manteiga de garrafa. E não esquecer a cuscuzeira - panela para prepar o cuscuz.
Cuscuz À Moda de Taperoá
Ingredientes:
250g de flocos de milho de boa qualidade (encontrada em supermercado)
200g de queijo coalho ralado
3 colhers de sopa de manteiga de garrafa (manteiga da terra)
sal à gosto
Modo de Fazer:
Coloque os flocos de milho em um recipiente, acrescente o sal (sugiro usar pouco, pois o queijo coalho é bem salgado). Aos poucos, vá umedecendo com água. A massa deve ficar úmida e solta.
Cubra com um pano de prato e reserve por 5 minutos.
Após o tempo de espera disponha a massa na panela (cuscuzeira) alternando camadas de massa e queijo coalho ralado.
Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos.
Regue com a manteiga de garrafa e está pronto para saborear.
Para acompanhar, um café fresquinho cai perfeitamente.
Bom apetite e até a próxima semana!