Rio de Janeiro, 16/02/09
Quando o luxo vem da iniciativa
[email protected]
Antes de iniciar qualquer outro assunto, vale registrar a inspiradora iniciativa da "vizinha" de site (blog Informação de Primeira), Vilma Goulart.Ela deu início à sua mini horta particular!!!
Em tempos de aditivos químicos em alta, para mim luxo é ter uma horta em casa, respirar ar puro, ter tempo para ler poesia, conversar com os amigos ou contemplar a paisagem, ainda que em meio ao trânsito engarrafado.
Luxo é reciclar sem cafonice, seja no discurso ou na preguiça estética.
A arte e suas infinitas possibilidades criativas encantam. E puro encantamento são as imagens do fotógrafo Vik Muniz. Em sua obra, açúcar, chocolate, diamante ou "lixo" compõem peças garimpadas por galerias famosas do mundo inteiro. E outras encontradas quase despercebidas em nossas prateleiras, gavetas ou nichos dedicados à música. Como exemplo desse trabalho, a capa do CD "Cru", do Seu Jorge e o CD/DVD dos Tribalistas.
Outra amostra de criações integrando materiais inusitados pode ser apreciada nesta foto, basta clicar no link:
http://www.chazz.eu/wp-content/uploads/badi-assad-foto-2-wonderland.JPG Na imagem, atentem para o anel que veste a mão da cantora Badi Assad. Uma jóia belamente produzida a partir de uma lata de alumínio. Criação do artista multimídia Xarlô.
Por essas e outras, não desisto do potencial de um aparelho eletro-eletrônico simplesmente porque ele "pifou", "deu prego" ou "cantou para subir". Desde 2002, recorro a uma oficina simpática e organizada, fato raro neste meio, recôndita em plena rua das Laranjeiras. Lá o engenheiro eletricista Eduardo, tornou-se meu consultor para estes assuntos.
Embora muitas vezes, contrariando a própria lógica do seu negócio, ele "desaconselhe" o reparo. Adentrando num papo quase filosófico-metafísico-social, ele sugere a reflexão, pois quando a gente "opta" pelo "made in china", muitas vezes a peça a ser reposta custa mais que o aparelho em si.
Fico me perguntando se a gente se acostumou ao "descartável". Ou nos tornamos coniventes com a cultura do "quebrou, joga fora", pelo fato da mão-de-obra by Zona Franca de Manaus ter sido trocada pela do continente asiático,
Como não sou mulher de desistir facilmente, insisto daqui, dali e se não tem jeito mesmo, vira peça decorativa, algo meio "vintage", rs.
E se cabe um adendo, sugiro que você crie, cultive uma horta, faça a sua parte para um mundo melhor, hoje.
Ah, para quem já ia tirando o "cavalo da chuva", crendo novamente numa coluna "papo-sustentabilidade" sem receita, cá está a primeira produção da coleguinha Vilma.
SALADA DE ALFACE, TOMATE, CEBOLA E CROUTON
Salada de Alface: folhas de alface (crespa, lisa, roxa ou americana) lavadas, higienizadas e secas, rasgadas aleatoriamente.
Crouton: pedaços de pão de forma regados com azeite, orégano e sal (levar ao forno por alguns minutos).
Molho separado: azeite, limão, sal, pimenta-do-reino e gotinhas de mostarda.
Tome nota:
Blog Informação de Primeira - Vilma Goulart
http://www.informacaodeprimeira.com.br/
VHT - Video High Tech
Rua das Laranjeiras, 21 loja 02 (na galeria da videolocadora "Toontown" e do "Rei do Mate")
Tel.: 21 2205-1738 / 2285-6656
Xarlô http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.
channel&channelID=308602428&searchid=efa0ac3b-eb9d-4611-911a-2a058114b940
Exposição Vik Muniz
Até 08/03/2009
Terça à sexta-feira, das 12h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
Ingressos: 8 reais inteira e meia para estudantes, maiores de 60 anos, crianças até 12 anos, estando em grupo, e responsável por grupo com mais de cinco integrantes
MAM - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Aterro do Flamengo - Tel.: 21 2240-4944
No link à seguir, o recente lançamento da sua exposição, no Rio de Janeiro. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/
0,,GIM953636-7823 VIK+MUNIZ+LANCA+EXPOSICAO+NO+RIO
+DE+JANEIRO,00.html
Beijos, abraços e até a próxima semana, se Deus quiser!
-----------------------------------------------------------------------
Foto de Antonio Camilo Pessoa - Broto