Rio de Janeiro, 17/08/07
Tapioca da Nêga
Hilda Armstrong
[email protected]
A sugestão deste programa ultrapassa os limites geográficos do bairro de Laranjeiras, mas não muito. Afinal, há quem considere o Largo do Machado como parte do bairro. De fato ele não é um bairro, por si só.
Pelo cadastro no Código de Endereçamento Postal, o famoso CEP, o Largo do Machado pertence ao bairro do Catete.
Mas enfim, pertencendo ou não, ao bairro de Laranjeiras, o Largo do Machado está logo ali e oferece entre tantas boas opções gastronômicas, uma especialíssima: a tapioca da Nêga!
Na realidade, a Nêga em questão não é negra na cor da pele, talvez de coração ela até seja, mas isso eu nunca perguntei. Pra ser sincera não sei seu nome de batismo, só sei que há 5 anos, sou fiel freqüentadora da sua barraca, que fica mais precisamente nos fundos do edifício São Luiz.
Quando a conheci, fiquei admirada com sua pouca idade e sua maestria ao fazer tapiocas, diga-se de passagem, d - e - l - i - c - i - o - s - a - s!!!
E toda terça-feira lá está ela, ao lado do esposo, fazendo bailar a goma no ar e dando forma na frigideira, as suas maravilhosas variações:
tapioca só com côco, só com manteiga (que pode ser a de garrafa) ou combinada com côco e queijo coalho (minha preferida!), podendo ter também recheios de frango com catupiry, carne-seca, goiabada com queijo ou leite condensado.
O preço é inacreditável: R$1,50 as simples (só côco, só queijo ou só com manteiga) e R$2,00 as combinadas com recheios caprichados.
Na barraca também é possível comprar a própria goma e o queijo coalho, para quem quiser arriscar fazer sua tapioca em casa. O que não é tarefa difícil, como podemos ver a seguir, conforme orientação da Nêga
Tapioca da Nêga
Ingredientes (para uma tapioca):
5 colheres de sopa de goma de mandioca peneirada
2 colheres de sopa de côco ralado
1 colher de sopa de manteiga
3 fatias grossas de queijo coalho
Modo de Preparo:
Você vai precisar de uma frigideira anti aderente média.
Leve a frigideira ao fogo e deixe por alguns instantes. O segredo para a tapioca ficar leve é deixar a frigideira ficar bem quente, antes de colocar a massa. Assim que desgrudar do fundo da frigideira, acrescente o sal, o côco e as fatias de queijo. Com a ajuda de uma espátula, vire o lado do recheio para baixo. Nesta etapa é o mesmo processo de fazer panqueca. Depois de algumas tentativas, você pode virar, sem a ajuda da espátula.
Rapidamente a tapioca ficará no ponto que será macio ao toque.
Está pronta a sua tapioca que pode ser saboreada com uma xícara de café.
Dica musical:
"A Volta do Trem das Onze" - Tom Zé
http://musica.busca.uol.com.br/radio/index.php?
busca=a+volta+do+trem+das+onze¶m1=
homebusca&check=musica