Rio de Janeiro, 21/08/09
Café com pão e companhia
[email protected]
Há quem discorde do assunto, mas para mim, dias de chuva combinam com ficar em casa, embaixo das cobertas, com os pés devidamente aquecidos.
E se for para levantar da cama, que seja para tomar café com bolo e comer pão quentinho com manteiga derretendo. Privilégio de quem "tem" padeiro em casa ou padaria na esquina. Digamos que eu goste de fazer pães mas nem sempre a inclinação se acompanha da rotina. E a padaria da esquina não sendo lá essas coisas... Resta adiar o pedido.
Mas em manhã de sábado ensolarado, especialmente em dia de aniversário, depois de uma breve caminhada, me permiti o prazer de comer pão quente com café na rua, mas com jeito caseiro.
O mapa dessa mina já foi revelado pela querida amiga Vilma Goulart, garimpeira de lugares imperdíveis e pouco conhecidos. Ela deu a dica no seu blog, o Informação de Primeira.
Pois bem, mesmo não sendo novidade entre os leitores do site e moradores do bairro das Laranjeiras, serei recorrente no assunto para falar da Pão e Companhia.
Padaria com jeito de bistrô e "mercearia da panificação", oferece pães variados, dispostos em cestos de vime, exibidos em "vitrines" de acrílico, com a vantagem do acesso liberado aos consumidores. No melhor estilo das saudosas quitandas, basta pegar o saco de papel (adoro pão embrulhado em saco de papel!!!), escolher os pãezinhos e ir direto ao caixa.
Nas prateleiras, também estão bolos, tortas, pastas e outros acompanhamentos. Tudo disponível pra gente levar para casa ou se deliciar por ali mesmo. No fundo do estabelecimento estão charmosas mesas, adornadas com coloridas flores do campo. Todas com vista para uma imensa vidraça que integra o agradável ambiente à oficina dos padeiros.
Logo que foi inaugurada, a Pão e Companhia me seduziu e indiretamente proporcionou-me um desafio. Um lindo pão italiano, recém saído do forno instigou minha gula. A fornada era de pães enormes. Mesmo o menor deles, levaria alguns dias para ser consumido por inteiro. Pensei em algumas possibilidades e segui para casa feliz com meu pão fresquinho. Eis o resultado desta experiência:
Pão italiano recheado com sopa de cebola
Ingredientes:
1 pão italiano grande
4 cebolas médias cortadas em tirinhas
2 colheres de sopa de manteiga
300 gramas de queijo parmesão ralado
1 caixinha de creme de leite
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Com a ajuda de uma faca, faça um recorte no alto do pão italiano. Guarde esta "tampa" e remova parte do miolo.
Refogue a cebola com a manteiga, acrescente o sal, a pimenta e o miolo retirado do pão.
Tampe a panela e deixe em fogo baixo por cinco minutos. Mexa e adicione o creme de leite. Despeje a mistura no interior do pão incluindo o queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto, pré-aquecido por cinco minutos para gratinar o queijo.
Sirva em seguida.