Rio de Janeiro, 06/06/08
A linhaça e suas maravilhas
[email protected]
Tanto já se falou dos benefícios da linhaça que eu acreditava não existir ninguém que os desconhecesse.
Ledo engano. Pois, não são poucos os que conhecem e incluem a linhaça em suas refeições.
Mas ainda são muitos os que não se deram conta das suas proezas.
Para início de conversa, seu consumo regular retarda o envelhecimento celular, auxilia no tratamento contra a obesidade e promete deixar a pele e os cabelos radiantes.
O segredo?!
A linhaça é rica em ácidos graxos essenciais, mais conhecidos como ômega 3 e ômega 6.
Eles auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares reduzindo o LDL (colesterol ruim).
Consumindo linhaça diariamente é como se você usasse um "aspirador", impedindo o acúmulo das gorduras nocivas nas artérias.
Na composição da semente de linhaça também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. Por isso, auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer; melhora o funcionamento intestinal, contribui para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes, daí a fama de rejuvenescedora.
E as boas notícias não param por aí. Um quilo de linhaça custa aproximadamente 7 reais. E apesar das pesquisas científicas ainda não terem chegado a um consenso, a sugestão é consumir duas colheres de sopa ao dia. Logo, este quilo de linhaça rende muito. Mais ainda se você liquidificar, sem acrescentar água. Use a função "pulsar" apenas com as sementes. Além de aumentar o rendimento, a absorção pelo organismo será bem maior.
É indicado guardar a linhaça moída dentro da geladeira, para evitar a oxidação (dos ácidos graxos) em contato com a luz.
Antes de consumir, você pode deixar hidratando, algum tempo, dentro de um copo com água.
Com tantos benefícios estou pensando seriamente em presentear os amigos com saquinhos contendo sementes de linhaça.
Afinal, acredito que o que é bom, deva ser compartilhado.
E que presente mais apropriado nessa época do ano? Tempo de reuniões com os amigos, amigo oculto, Natal, Réveillon e por aí vai.
Até a próxima semana!
Hilda Armstrong