Rio de Janeiro, 25/01/08
Entre espirros e caldinho de legumes
[email protected]
Todo ano é a mesma coisa.
Assim como o Natal, a Páscoa e o Carnaval, é batata eu ter pelo menos uma crise alérgica anual.
Sou uma, das tantas, que sofrem com a rinite alérgica.
Controlada à base de antistamínico, capricho na limpeza da casa e um período tomando vacinas, tudo claro, sob prescrição médica, esta mazela me aflige bem menos que o esperado. Entretanto, vez por outra, é praticamente certo, baixar a guarda e cair de cama.
E é daqui que surge a coluna da semana. Meio sonolenta, por efeito dos remédios, só me resta falar da parte boa desta fase: caldinho quente e descanso, prescritos praticamente como obrigatórios para um breve retorno às atividades cotidianas.
Pelo que lembro, a primeira vez que tomei esse caldinho restaurador, foi na casa da querida dona Pompéia. Mineira, serelepe e sempre solícita, ainda mais em casos de enfermidades, foi ela quem me apresentou pela primeira vez, o tal caldinho.
Muito simples de fazer, leva apenas alguns minutos para ficar pronto e reconforta que é uma beleza! Parecia coisa de mãe, e era. Tanto, que longe de casa, mesmo depois de recuperada, eu visitava a cozinha de "Pomp's" (para os íntimos), em busca do seu caldinho. Ou seja, de tão gostoso, não precisa estar convalescente para tomá-lo. Cai como uma luva, para mais um fim de semana de verão, com chuva prevista.
Um abraço e até a próxima semana!
Hilda
Caldinho de Legumes, por Pompéia Loureiro Torres
Ingredientes:
Uma batata inglesa média, descascada e cortada em cubinhos
Uma cenoura média, também descascada e cortada em cubinhos
½ cebola picada
Uma colher de sopa de azeite
Uma colher de sopa de manteiga
Sal, tomilho e noz moscada ralada, à gosto
Um litro de água morna
Modo de Preparo:
Enquanto a água ferve, refogue em uma panela funda a cebola no azeite.
Quando a cebola estiver ficando "transparente", um pouco antes de começar a dourar, acrescente os cubinhos de batata e cenoura, refogando por alguns minutos.
Em seguida, inclua o sal, o tomilho e a noz moscada ralada, além de 1/3 da água morna. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.
Por fim, acrescente o restante da água morna e depois e mais 5 minutos em fogo médio. Está pronto o caldinho de legumes.
Sirva em tigela individual, antes, porém, não esqueça de colocar a manteiga e de acompanhar com umas torradinhas.