Rio de Janeiro, 26/12/08
Feliz 2009!
[email protected]
OK. OK. A coluna desta semana é uma declarada "mea culpa".
Tomei bronca porque na coluna anterior falei do "kit degustação" com amostras de ervas, especiarias e cereais, mas não expliquei a função de cada uma. Então tá, seguem algumas breves considerações sobre os itens do kit.
Tomilho: É capaz de incrementar praticamente todo tipo de refogado. Mas se você ainda não quer estreitar o relacionamento com as panelas e o fogão, experimente usar o tomilho no recheio do sanduíche. No queijo quente fica irresistível. Como propriedades terapêuticas esta erva é digestiva, cicatrizante e estimulante (ooooba!).
Alecrim: Nas utilizações culinárias é tão versátil quanto o tomilho. Adoro passar azeite numa fatia de pão quente e salpicar alecrim. Para quem se incomoda com a textura desta erva, basta deixá-la um tempinho mergulhada em azeite ou água morna. Isso ajuda a amaciá-la. O alecrim é conhecido como a erva da juventude eterna.
Açafrão: Além de uma coloração intensa, o açafrão traz sabor e alegria aos pratos. Basta uma pitada para transformar um arroz branco sem graça em um lindo arroz com nuance dourada. Acrescentando algumas ervilhas frescas, bem verdinhas, ganha o status de "Arroz bandeira do Brasil". Seu uso deve ser comedido, pois em excesso torna-se tóxico. É indicado contra insônia e ansiedade.
Curry: Pensou em curry, a gente logo lembra de comida indiana. É bem verdade que a culinária indiana emprega esta especiaria em variados pratos. Mas vale lembrar que nas famílias indianas, a comida não é tratada simplesmente como uma necessidade alimentar. Ela compõe um círculo cósmico, como faz referência o dito popular: "a comida que o homem come e seu universo devem estar em harmonia". Por essas e outras, acredito que pitadas de curry no molho de tomate podem render uma experiência gastronômica divina.
Aveia em flocos: Nem só com banana e mel se acompanha este cereal. Ele é considerado um alimento funcional, ou seja, aquele que alimenta, nutre e pode atuar na prevenção ou tratamento de doenças. Oficialmente a estrela da aveia tornou-se reluzente quando em 1997 a FDA ( Food and Drug Administration) permitiu que os alimentos à base deste cereal, tivessem em seus rótulos a indicação de que seu consumo regular, promovia a redução do colesterol nocivo, o malévolo LDL. Então, que tal incluir a aveia em flocos no cardápio diário? Seja no iogurte, sejam nas vitaminas ou sucos de frutas.
Linhaça: Linhaça é bom para tudo! Quer cabelos e unhas bonitas? Quer emagrecer? Quer combater acne, anemia e colesterol ruim (LDL)? Então coma linhaça, aliás, dê preferência às sementes trituradas no liquidificador, é imbatível. Sou fã dessa sementinha que além de tudo é super barata. Por conta dela tive a idéia de preparar este "kit" e oferecer aos amigos. Assim como a aveia, é um alimento funcional e pode ser acrescentado a iogurtes, vitaminas e saladas de frutas ou folhas verdes.
Castanha-do-pará: Nutricionalmente falando, a castanha-do-pará é uma semente oleaginosa. A definição pode parecer estranha, mas traz boas notícias. O consumo diário de uma ou duas unidades é capaz de suprir deficiências de cálcio e ferro. E apesar de ser bastante calórica, por ser rica em gordura monoinsaturada, estimula o metabolismo e a queima de gorduras, traduzindo: emagrece.
Damasco: Esqueça os calóricos damascos recheados com queijo, servidos em festas metidas à besta. O damasco vai muito além disso. Excelente fonte de minerais e vitaminas, carregar algumas unidades na bolsa ajudam a quebrar o jejum entre uma refeição e outra, principalmente se a gente está no meio da rua ou numa fila (argh!) de banco.
Cravo-da-índia: Essa especiaria versátil pode ser utilizada em receitas doces e salgadas. E infalível, após uma pizza alho e óleo, pois atua como um verdadeiro neutralizador de odores bucais. Muito provavelmente o sabor típico do cravo-da-índia nos remeter à lembranças de consultas ao dentista. O segredo está na essência desta especiaria. Composta pelo eugenol, uma substância utilizada em consultórios dentários.
Canela: Canela perfuma, seduz e atrai prosperidade. E fica ótima quando submersa numa xícara de café. Confere um sabor especial ao café nosso de cada dia.
Cacau: Para encerrar o "menu degustação" que lhe ofereço, escolhi o cacau. Ele nos faz lembrar do chocolate e eu gostaria que você não esquecesse que alimentação saudável não deve ser sinônimo de comida sem graça. Como na vida, tudo depende das nossas escolhas, do nosso compromisso. O cacau também é considerado um alimento funcional e isso não quer dizer "cair de boca" numa caixa de bombons. Mas se for irresistível, ao menos escolha o chocolate meio amargo.
Divirta-se e feliz 2009!