Rio de Janeiro, 28/11/08
Compota Natalina
[email protected]
Faltando menos de um mês para o Natal, o comércio (apesar dos anúncios da "tal" crise), mostra suas vitrines reluzentes.
E mais reluzentes ainda estão as ofertas de parcelamentos e tantas outras artimanhas em busca dos sagazes consumidores e seus respectivos 13º salários.
E se torna quase inevitável, mesmo entre os mais determinados, não acabar numa loja lotada, encarando filas homéricas. Nem que seja por conta do "presente-obrigação", para o amigo oculto do escritório. Cilada esta que deve ter virado cláusula de contrato de trabalho. E quem se arrisca a contrariar o chefe?
Eu como não abro mão da criatividade, proponho uma contrariedade a essa "regra". Que tal esse ano trocar o frenesi do shopping pelas mil e uma possibilidades da cozinha?!
E nem me venham os menos habilidosos desistirem antes de tentar. Ou os eternamente atarefados argumentarem com sua falta de tempo. Há opções para todos, eu garanto. Da mais fáceis às mais rápidas. É possível aprontar na cozinha um presente mais agradável que muitos daqueles que custam pequenas fortunas.
Claro que tudo também depende da sensibilidade do presenteado, rs. Eu pelo menos procuro me cercar de "personas humanas", rs.
Então aos que podem se dar ao luxo, que tal preparar quitutes para expressar o carinho aos amigos e familiares?
Uma das minha especialidades imbatíveis é essa compota natalina.
E você? Qual será sua receita?
Até a próxima semana!
Compota Natalina
Ingredientes:
200 gramas de açúcar mascavo
200 gramas de ameixa seca
Uma maçã Fuji cortada em fatias finas
Uma pêra cortada em cubinhos
100 gramas de cereja ao marrasquino
200 gramas de nozes picadas
100 gramas de amêndoas
cravo e canela em pau à gosto
sumo de 1/2 limão
1 cálice de vinho tinto
Modo de Preparo:
Em uma panela funda, em fogo baixo, acrescente o açúcar mascavo e o vinho. Deixe apurar e quando estiver engrossando, é a vez do sumo do limão integrar a turma junto aos demais ingredientes.
Em seguida, tampe a panela, baixe o fogo ainda mais um pouquinho e deixe que o tempo (em média 40 minutos) e o calor dêem o tom. Mexa vez por outra para não deixar grudar no fundo.
Use um vidro esterilizado (basta fervê-lo num recipiente com água até a boca) para dispor a compota.
Um laço bem bonito completa a produção.