Rio de Janeiro, 29/02/08
Nhoque da Felicidade
Hoje é dia 29. E pelos costumes italianos traz fartura comer nhoque nesta data.
Eu, brasileira, respeitadora das crendices populares, muito por herança da minha mãe, não deixo de comer nhoque todo fim de mês. Imaginem vocês, neste 29 de fevereiro. Ou seja, hoje é dia 29 e de um ano bissexto.
Dá-lhe nhoque no prato e fartura para todos!
O prato é nutritivo e bem simples de ser feito. E em tempos de mosquito da dengue na área, nada mais apropriado: o consumo frequente do inhame, fortalece o sistema imunológico.
Para quem quiser se aprofundar no assunto, fica a sempre válida sugestão do livro "Boca Feliz e Inhame, Inhame", da Sonia Hirsch (
www.correcotia.com.br).
Então vamos a receita:
Nhoque da Felicidade
Ingredientes:
1/2 quilo de inhame cozido
1/2 xícara de azeite extra virgem
50 gramas de farinha de trigo
50 gramas de farelo de trigo
100 gramas de queijo parmesão ralado
sal e noz moscada à gosto
Para o molho:
1 quilo de tomates maduros
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
sal e tomilho à gosto
folhas frescas de manjericão
Modo de Preparo:
Aproveite o inhame ainda morno para passar pelo espremedor de batatas. Isso vai facilitar bastante o seu trabalho. Em seguida, misture o azeite, a farinha e o farelo de trigo, por fim, o queijo ralado. Acrescente a noz moscada, ralada na hora, acerte o sal e amasse até soltar dos dedos com facilidade. Faça rolinhos espessos e corte no tamanho médio de 3 cm. Costumo cortar o equivalente a metade do meu dedo polegar. Cozinhe em água fervente por aproximadamente 10 minutos, se desejar ressaltar o sabor, adiciona na água, um pouco de sal, alho e uma folha de louro. Para o molho, refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente os tomates cortados, sem pele e sem semente. Tempere com sal e tomilho. Cozinhe por 15 minutos e disponha sobre o nhoque. Ao servir, cubra com folhas de manjericão e queijo ralado.
Bom apetite, boa sorte e até a próxima semana!
Hilda
[email protected]