Rio de Janeiro, 29/08/08
Cinema com gosto de café
[email protected]
Foi se o tempo em que pegar um filme na locadora era sinônimo de assistí-lo em casa, acompanhado de pipoca e guaraná. A tendência entre algumas locadoras é oferecer serviços além da própria locação.
E se na maioria delas a entrega em domicílio é fundamental, nas outras a essência é contrária.
Nós moradores de Laranjeiras e do Cosme Velho, somos contemplados com duas videolocadoras que além da locação, oferecem venda de livros, CDs, DVDs e tem cara de bistrô.
Na rua das Laranjeiras, 280, loja C, está a Moviola, com mesinhas e cadeiras do lado de fora, no melhor estilo parisiense. O som ambiente é sempre dos melhores. Chorinho ou jazz já foram trilha de vários momentos entre bate papos e café. Certa vez, serviu até para dispersar a tensão de uma cena inusitada. Combinei de encontrar por lá, uma amiga que não via há um tempo. Pouco depois de a garçonete entregar nossos pedidos, minha amiga desabou em prantos. Parecia um plano para um filme do Almodóvar, mas era real.
Eu não sabia, mas ela estava passando por um problema delicado. Como era dada a pouquíssimos comentários sobre sua vida pessoal, meu susto foi dobrado.
Dramas a parte, a Moviola é o lugar perfeito para locar filmes, ficar por dentro dos lançamentos literários ou tomar um café com um salgado integral ou uma bruscheta com tomate seco.
Já na rua Cosme Velho, 174, loja G, dispomos de todo o charme da Amarcord Locadora. É bem verdade que o mérito de agradabilidade também se deve a presença do Café Hartmann e suas deliciosas tortas, entre outros quitutes. O espaço é aconchegante e também oferece o mix de filmes, livros e café.
Ambas funcionam também aos domingos. Uma ótima pedida para as tardes enfadonhas de bairros sem cinema. Mas aliás, cinemas de bairro tornaram-se mesmo espécie em extinção.