Jornal VIA - Laranjeiras, Junho de 2008
Projeto Longevidade leva saúde e qualidade de vida à Laranjeiras
Por Patrícia Canuto
Muitos não sabem, mas um animado grupo se reúne, logo pela manhã, no Parque Guinle, diariamente para realizar atividades físicas e estimular o exercício da convivência. A equipe é mais uma turma do Projeto Longevidade, promovido pela Secretaria Extraordinária da Qualidade de Vida, que busca, através do desenvolvimento de práticas esportivas, recreativas e culturais, conhecer a realidade social e ao mesmo tempo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população idosa da cidade do Rio de Janeiro.
Ele é desenvolvido através de aulas de ginástica e alongamento em diversos bairros e da promoção de vários eventos no decorrer do ano. O projeto não é nenhum segredo, mas é desconhecido por grande parte dos moradores da Zona Sul, que não tem o hábito de circular por locais públicos e áreas verdes de seu bairro entre 7h e 9h. Waldice Bispo dos Santos, de 60 anos, está no Longevidade desde o início do projeto. "Assim que me mudei para este bairro soube da turma de atividades. Isso já tem oito ou nove anos, não saio mais" - afirma.
As aulas do Projeto Longevidade são gratuitas e acontecem de segunda a sexta feira, contando com profissionais especializados: professores, auxiliares, supervisores, coordenadores e enfermeiros. Rafael Silva, o professor de Educação Física responsável por uma das turmas de Laranjeiras, faz parte do projeto desde seu início e não se cansa de elogiar a iniciativa. "Sempre dei aula aqui no Parque Guinle e me sinto extremamente feliz por trabalhar com estas pessoas. É o casamento perfeito entre aprendizado e saúde" - analisa.
Atualmente, o projeto está presente em diversos bairros cariocas e conta com 96 núcleos próprios e dois em parceria com a Previ-Rio. Estes, localizados em praças, praias e outros lugares públicos. Na Zona Sul, o Longevidade ainda atua em Copacabana, Praia do Flamengo e Jardim de Alah.
A maioria dos participantes é do sexo feminino, situação que as mulheres do grupo, como Nedina Levy, de 53 anos, Vera Maria Mourão, de 54 anos, e até mesmo Maria José da Fonseca, de 90 anos, desejam reverter. As brincadeiras são constantes entre as amigas, que contam piadas ao fim das atividades e assobiam aos homens sem camisa que passam pela rua. "Apenas os bonitos, é claro" - diz Nedina.
Cerca de 26 mil idosos participam ativamente do projeto, que conta com 450 funcionários indiretos e diretos. Mas o grupo não é composto apenas por membros da terceira idade. Segundo Filomena Longo, a coordenadora da animada turma, existem pessoas de todas as idades matriculadas nas aulas, comprometidas com a atividade. "É uma terapia. Quando não venho, sempre busco repor as aulas" - garante Adriana Vilhena. Filomena ainda afirma que organização é o segredo para o funcionamento da equipe, que ainda realiza eventos mensais e extraordinários.
Além das atividades físicas, os núcleos estão sempre organizando festas, cafés da manhã e passeios a diversos locais do município do Rio de Janeiro. "A diversão é garantida. Viajamos, já fomos até para Angra dos Reis, saímos para nos divertir, a amizade não acaba aqui. Temos o café da manhã dos aniversariantes, todos os meses, e buscamos estar sempre interagindo. No Dia dos Namorados faremos um Luau na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. Mas organização é a palavra chave de nossa equipe. Fazemos reuniões, temos lista de presença e há necessidade de atestado médico para a realização das atividades" - garante Filomena.
Para inscrever-se basta procurar o núcleo mais próximo de sua residência e comparecer no local durante o horário das aulas, levando duas fotos 3x4 e um atestado médico, comprovando que você está apto a realizar exercícios físicos.
Para mais informações sobre como participar destas atividades, basta ligar para 2503-2410 ou 2503-4183, das 9h às 18h, de segunda à sexta. O animado grupo do Parque Guinle está de braços abertos a novos integrantes.