NOTA À IMPRENSA
Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2005.
Assunto: Remoção da Favela Vila Alice
Frente às últimas notícias referentes ao processo de desocupação da Comunidade Vila Alice, em Laranjeiras, o
Comitê Ambiental do Vale do Rio Carioca reitera seu apoio ao entendimento que foi construído com os moradores para que a saída das famílias seja feita de forma pacífica e com o pagamento de indenização.
Além de já ter sido negociada com os comunitários e garantida por decreto municipal, a quantia em dinheiro permitirá que essas pessoas "recomecem suas vidas em local mais seguro", como diz o abaixo-assinado que os moradores da comunidade enviaram ao prefeito César Maia pedindo sua ajuda para poderem se mudar. Neste sentido, o fato de a Justiça ter determinado a reintegração de posse da área ocupada não interfere em nada no compromisso da indenização.
O Ministério das Cidades já se mostrou disposto a colaborar desde que a prefeitura ofereça uma contrapartida. Portanto, está nas mãos do Sr. Prefeito decidir se essas famílias deixarão de viver em condições precárias e em áreas de risco ou se será efetivado um plano de reassentamento digno.
O
Comitê Ambiental do Vale do Rio Carioca defende que a área seja reflorestada com espécies nativas da Mata Atlântica e que suas nascentes e encostas sejam recuperadas, criando ali um Parque Ecológico. O Comitê Ambiental do Vale do Rio Carioca reúne diferentes associações de moradores tais como,
AMAL,
AMA Cosme Velho,
AMORA,
AMAJOA entre outras bem como amigos do bairro de Laranjeiras.